Levantamento (04/2012): Fase 1 (89 casas), Fase 3 (72 casas), Fase 4 (360) e Fase 2 (307).

*Nas Fases 1 e 3 a contagem foi realizada por mim (Augusto A. G.). Na F4 o dado foi obtido junto à administração. Na F2 o dado foi obtido junto a equipe de segurança. Total = 828 casas.

Localização: Av. Senador Salgado Filho, n° 6614, parada 48, CEP: 94450-000. Bairro: São Lucas;  Cidade: Viamão (RS);  Tel.: (51) 3485-5659

Inicialmente o Cantegril era simplesmente um clube campestre que proporcionava lazer e descanso para os seus associados. 25/06/1957 é considerada como sendo a data oficial de fundação. O clube é uma entidade civil, sem fins lucrativos, de caráter social, cultural, recreativo e esportivo. Logo após a sua fundação, o clube passou a ser palco de diversos eventos sociais, como por exemplo o antigo Concurso Raínha das Piscinas do Cantegril. A gaúcha Ieda Maria Vargas, por exemplo (eleita Miss Universo em 1963), iniciou a sua carreira vencendo este concurso.

A área residencial surgiu no final do ano de 1985 (área que posteriormente recebeu o nome de fase I). A partir daí o clube passou a ser também um Condomínio Horizontal, no qual moravam apenas os sócios. Com o tempo, a área residencial foi crescendo e se expandiu tanto que acabou acontecendo um processo natural de subdivisão. Surgiram, então, as fases II e III no ano de 1989. Logo após (2 anos mais tarde) iniciou a formação da F IV. Deve haver várias razões para este crescimento rápido e bastante significativo, mas uma delas é o menor custo de vida se compararmos com Porto Alegre. Sabe-se que a esmagadora maioria dos moradores veio da Capital. Há pouco tempo atrás tanto os valores dos terrenos como as mensalidades condominiais ainda eram muitíssimo mais baixos do que aquilo que se observava em Porto Alegre. É verdade que algumas estruturas do clube (ou o que ele oferecia) já apresentavam um certo declínio ou "sucateamento", considerando um passado não muito distante. Ocorre que o número de sócios começou a cair logo após a inauguração da Free way e isto repercutiu na parte financeira. Mesmo assim, o Cantegril continuou sendo atraente e a relação custo/benefício se mantinha favorável. Há também a proximidade com a Capital, as várias opções de condução ou transporte coletivo que, sem dúvida, proporcionam conforto para os moradores. O fato de existirem equipes de segurança organizadas cuidando da área residencial é algo que, sem dúvida, atrai pessoas.

Ultimamente os próprios moradores têm colaborado com a melhoria da estrutura para proporcionar mais segurança e lazer para os integrantes de cada fase. Prova disto é que existem praças e quadras de futebol dentro da área residencial. Moradores que gostam do esporte colaboraram com a revitalização das quadras de tênis que estão na antiga área do Cantegril Clube. O campo de futebol com iluminação e a piscina também estão localizados na área do clube e, devido a manutenção, estão bem conservados.

Nos últimos 5 anos, através do esforço desenvolvido por dirigentes do clube e funcionários, o quadro de sócios aumentou significativamente e isto repercutiu significativamente na parte financeira. A escola de equitação continua existindo e há também a escola de futebol em convênio com o Grêmio de Futebol Porto Alegrense. Já houve uma significativa restauração no Salão Social de Eventos e pode-se dizer também que alguns procedimentos relacionados à segurança na área residencial evoluíram.

As fases são independentes e cada uma delas possui o seu síndico. Diferentemente das outras, a fase I possui mais de um síndico em função das diferentes glebas que se formaram com o passar do tempo. A malha viária é que acaba unindo as diferentes fases existentes. Hoje pode-se dizer que o Cantegril é uma comunidade devido ao grande número de famílias. No que se refere aos aspectos da convivência e interrelação entre as fases, seria bastante questionável afirmar que existe de fato uma verdadeira comunidade. Percebe-se que existe um certo isolamento entre as diferentes fases. Mesmo assim, ainda ocorrem diversos eventos agregadores dentro do Cantegril. Eventos esses que propiciam uma aproximação entre as pessoas das diferentes fases. É correto dizer que o Clube Cantegril também possui a sua própria administração, estatuto, etc. Houve, de fato, uma separação entre o Clube e o Condomínio, embora muitos condôminos sejam os sócios efetivos. Alguns moradores são até conselheiros do Clube Cantegril. Não acontecem mais os concursos de beleza (há bastante tempo), mas festas e eventos de divulgação e comércio continuam acontecendo periodicamente. O conhecido "Bazar do Cantegril" continua e possui momentos definidos (normalmente 15 dias antes das datas comemorativas como: Páscoa, Dia das Mães e Natal). O Bazar acontece também junto com as fetas juninas e julinas. O evento agrega artistas, prestadores de serviços e comerciantes em geral. E quanto ao público que normalmente aparece para prestigiar esses eventos, ele é composto de moradores e de pessoas de fora do Cantegril.

Tradição eqüestre: Se olharmos com atenção o mascote, veremos que ele é uma raposa com roupa de montaria. A explicação para isto é simples: O clube desde a sua fundação oferecia condições para a equitação. É verdade que em alguns momentos a hípica deixou de funcionar, mas ela sempre retornava e hoje ela funciona normalmente com área específica para a prática, estrutura para a hospedagem de animais, responsáveis pela manutenção e gestão e instrutores para as aulas e passeios.

Atualmente o número de casas é expressivo. Pode-se dizer que o número total de pessoas que residem no Cantegril é maior do que aquele que se verifica em algumas cidades do interior do Estado. Alguns que hoje estão morando na área residencial do Cantegril não são sócios do clube. De fato o clube permitiu a entrada de pessoas não associadas para morar na área residencial. É justo dizer que nos últimos anos o número de sócios têm aumentado e este fenômeno está acontecendo de forma concomitante ou simultânea a melhoria na parte estrutural. Atualmente o Clube Cantegril possui 700 sócios (dado emitido em 2013 pela atual diretoria).

 
Banner